Com 1100 quilômetros de percurso, a Rota 174 é um excelente roteiro para explorar as vivências amazônicas. Ligando os Estados do Amazonas e Roraima, a rodovia federal forma um circuito repleto de atrações naturais exuberantes, como cachoeiras, grutas, cavernas, serras e montanhas. Além disso, proporciona uma viagem única pelos diversos biomas da região Norte do Brasil, como a densa floresta amazônica e os cerrados roraimenses.
A rota, que começa por Manaus, pode ser contratada por agências especializadas, como a Roraima Adventures, que oferecem toda a estrutura de transporte e serviços durante
A princípio, o roteiro pode ser realizado durante o ano todo, já que a região tem apenas duas estações climáticas distintas: as chuvas e a seca. A viagem tem início em Manaus, mas o roteiro pode ser modificado, conforme a disponibilidade de tempo do viajante ou, se preferir, fazer somente algumas das partes que tenha mais interesse.
Portanto, ao turista, cabe apenas a experiência de desbravar os cenários amazônicos em uma expedição cheia de surpresas e descobertas, seja na natureza ou na cultura e gastronomia com forte influência cabocla e indígena.
Veja, a seguir, cinco atrações que você vai encontrar na Rota 174:
Cachoeiras de Presidente Figueiredo
Situada a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus, Presidente Figueiredo é considerada a Terra das Cachoeiras, graças a sua abundância de águas. Logo, é um destino ideal para se refrescar no início do roteiro.
Entre suas atrações, os destaques ficam por conta das quedas Santuário e Iracema, além das cavernas e corredeiras que possibilitam a prática de esportes de aventura como rapel, rafting e tirolesa.
Serra do Tepequém
A formação serrana do Tepequém, localizada em Amajari, a 210 quilômetros de Boa Vista, é outro atrativo imperdível da Rota 174. Com um platô de 1022 metros de altitude, a serra é destino de ecoturismo. Ou seja, ali é possível praticar trekking, ciclismo e outras atividades voltadas à interação com a natureza.
Isso inclui mirantes e cachoeiras, como a Do Paiva, Do Funil e Do Barata, além de igarapés e corredeiras. Nas trilhas da região, com sorte, os visitantes se deparam também com tamanduás, gaviões e araras.
Parque Nacional do Viruá
Importante área de preservação dos ricos ecossistemas da região, o Parque Nacional do Viruá fica em Caracaraí, centro-sul de Roraima. A unidade de conservação tem cenários cinematográficos às margens do rio Anauá. E, além disso, em seus 240 mil hectares, oferece boa estrutura de trilhas para explorar as florestas aluviais e campinaras ali presentes.
O Viruá é ideal para a prática de ecoturismo, com atrativos como o Mirante da Serra, com vista panorâmica do entorno. Assim como para observação de mamíferos e aves como suçuarana, anta, tatu-canastra, inambú-de-pé-cinza e uiraçu.
Gastronomia tradicional em Boa Vista
A passagem pela capital Boa Vista oferece opções diversas para degustar pratos típicos da região. Na Feira do Produtor, por exemplo, os visitantes encontram diversos tipos de pimentas, frutas, farinha de mandioca e tudo o que faz a culinária roraimense ficar com mais cor e sabor.
Além disso, a cidade conta com o projeto Cozinha Letras Saborosas, que traz o conceito ecológico de estrutura sustentável em container com energia solar, horta e espaços colaborativos, auditórios e está finalizando uma praça de alimentação.
Entre os pratos de destaque estão o tambaqui, arroz de porco no tucupi preto e creme de cupuaçu.
Paraitepuy e o Monte Roraima
A Rota 174 também é alternativa para quem quer observar o famoso Monte Roraima sem enfrentar os roteiros de escalada da montanha sagrada.
Isso porque, já na fronteira com a Venezuela, na comunidade de Paraitepuy, é possível ter uma bela vista da formação rochosa que tem quase 2 bilhões de anos.
Para saber mais sobre o roteiro, acesse: roraimaadventures.com.br/produto/rota-174-amazonas-roraima/