Roraima Adventures
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
Roraima Adventures
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
Roraima Adventures
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
Previous slide
Next slide

EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA AMAZÔNIA SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

Um roteiro para conhecer de perto o povo amazônico com sua cultura, culinária, histórias e modos de vida. São Gabriel da Cachoeira é a principal cidade da região chamada de “Cabeça de Cachorro”, devido à forma da linha da fronteira com Colômbia e Venezuela. Nesta região estratégica vivem 23 grupos étnicos distintos entre eles os Wanano, Baniwa, Yanomami, Nheengatu, Tucano e falam-se muitas línguas e dialetos. A riqueza e diversidade cultural são surpreendentes e serão descobertas na relação com a natureza, nas crenças e sabedorias que são transmitidas de geração em geração.

Existem lugares que não adianta falar, é preciso conhecer.

São Gabriel da Cachoeira é um desses Paraísos.

E está dentro de outro Paraíso: a Amazônia.

Encravada na selva amazônica, no extremo noroeste do país, fazendo divisa com a Colômbia e Venezuela, na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, por ter área com formato semelhante, está São Gabriel da Cachoeira. Considerado um ponto estratégico do país, a maior parte dos habitantes são indígenas, com aproximadamente vinte e três etnias distintas, entre elas os Wanano, Baniwa, Yanomami, entre outros. O município tem o português, como língua oficial, mas também se fala os idiomas indígenas: o Nheengatu, o Tucano e o Baniwa, e a dos Yanomami. Muitas aldeias se mantêm em isolamento, porém, em outras há o acolhimento de visitantes, para que possam ter a vivência e a experiência de conhecer sua cultura. Quem imagina encontrar indígenas nus cobertos apenas por saias de fibra de buriti, pode se surpreender. Essa é a imagem que muitos ainda tem do brasileiro nativo, e que alguns de nós próprios temos de nossos irmãos de pátria. A riqueza dessa troca cultural está no que se pode aprender, como se relacionam com a natureza, suas crenças e a sabedoria que transmitem de geração para geração.

São Gabriel da Cachoeira fica a 850 Km de Manaus, com voos (1,5 hora) e barcos regulares saindo da capital (24h ou 03 dias de duração).

Cocares e pinturas corporais se compõem às roupas “civilizadas”, sem tirar a singularidade desse povo. Belezas naturais fazem parte também de São Gabriel da Cachoeira, com suas praias fluviais de areia branca, que é possível desfrutar na Serra de Curicuriari, conhecida como a Serra da Bela Adormecida, que mais parece uma pintura no horizonte. A região é sede também do FESTRIBAL, evento que celebra nossas raízes folclóricas. A Praia Grande é uma praia fluvial que se forma durante o período de seca, que vai de setembro a janeiro, com uma faixa de areia branquinha de quinhentos metros, banhadas com a mistura das águas do Rio Negro, formando as piscinas de águas mornas e com correntezas fortes.

Sazonalidade:

Inclui:

  •  Transfer in/out em São Gabriel da Cachoeira.
  •  Guia ou monitor durante todo o roteiro.
  • Hospedagem em São Gabriel da Cachoeira durante a execução do roteiro, conforme
    descrito no dia a dia, em apartamentos duplos.
  • Transportes terrestres durante as atividades descritas no roteiro. 

 

Não inclui:

  • Bilhete aéreo ou fluvial de Manaus/S. Gabriel da Cachoeira/Manaus.
  • Alimentação em São Gabriel da Cachoeira.
  • Outros passeios e/ou despesas não citados.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • a) Não operamos com a parte aérea. A companhia que realiza esses voos é a AZUL, com voos às terças e sábados, no trecho Manaus/São Gabriel da Cachoeira/Manaus.
  • b) Há a opção de viajar de S. Gabriel da Cachoeira para Manaus em Lancha Expresso,
    com duração de 24 horas pelo Rio Negro. Não tem saídas diárias, por isso é
    importante estabelecer um cronograma antecipado, caso queira esta opção. Estas
    lanchas podem ser uma alternativa, em caso de imprevistos com os voos.
  • c) Esta programação poderá ser alterada em virtude de situações ocasionais durante o
    evento.
  • d) A gastronomia regional é um dos pontos ricos desta viagem, e devido haver várias
    opções de ambientes e diversidades de ofertas, optamos por deixar livre de acordo
    com a disponibilidade do momento, conforme a recomendação do guia, com despesas
    à parte do pacote.
  • e) Os transportes em São Gabriel da Cachoeira devem ser em veículos de passeios. No
    trajeto para as comunidades indígenas, há a possibilidade de que sejam em Toyotas
    Bandeirante, conforme a necessidade do momento.

 

Notas:

  • Este pacote não inclui o seguro, porém, é recomendável para cada viajante, porém, a Seguradora é de livre escolha. Consulte nossas recomendações.
  • Dia 1 – Receptivo no aeroporto de SGC – Comunidade Pousada Reniel

    14:00 Saída no ponto da Queiroz Galvão.
    15:00 Chegada na pousada. Visita a comunidade e arredores.
    18:00 Por do sol na ilha.

  • Dia 2 - Comunidade Pousada Reniel

    Atividades na Comunidade e entorno, laser, banho, canoagem, pesca da região.
    16:30 iniciar retorno para São Gabriel da Cachoeira.

  • Dia 3 - Visita à Comunidade de São João

    Fica localizada do outro lado do Rio Negro. Iremos barcos com motor, chamados de “voadeiras”, onde visitaremos o vilarejo típico de comunidades ribeirinhas, onde iremos conhecer os aspectos das vidas simples, escolas, seu meio de trabalho, experimentar os gostos das comidas preparadas, fazer visitas nos arredores na mata da comunidade, conhecer alguns anciões e saber um pouco da história. Ao final do dia, retornar para SGC. Jantar e Pernoite na Pousada Bawary.

  • Dia 4 – Comunidades Curicuriai, Mercês, São Jorge Comunidade de Mercês

    Localizada na margem esquerda do Rio Negro, fica na foz do Rio Curicuriari, canal de acesso para a comunidade de São Jorge e na sequência, à montanha chamada popularmente de Bela Adormecida. Essa comunidade abriga indígenas de etnias variadas, os quais vivem na simplicidade interiorana típica dos povos ribeirinhos do Amazonas. Sua economia de subsistência baseada na caça, pesca e cultivo de mandioca e macaxeira, que fazem parte da alimentação primária dos integrantes dessa comunidade. O acesso para São Jorge pode ser realizado por voadeira (lancha de alumínio). Também existe uma trilha para São Jorge e nesse itinerário através selva a caminhada demora de 30 a 50 minutos, de acordo com a passada dos participantes.
    Comunidade de São Jorge - Localizada na margem direita do Rio Curicuriari, canal de acesso para a comunidade e para a montanha Bela Adormecida. Aqui Habitam indígenas de várias etnias, que vivem da caça, pesca e cultivo de mandioca e macaxeira, que fazem parte da alimentação primária dos integrantes dessa comunidade. Como diferencial, a comunidade tem uma associação que desenvolveu um projeto de pesca esportiva, no qual recebem parte dos lucros obtidos pelas operadoras de turismo que exploram essa modalidade. O acesso para São Jorge é realizado principalmente por lancha de alumínio e por uma trilha que tem origem na comunidade de Mercês, para os mais aventureiros, os quais são recompensados pela visão majestosa de parte da floresta amazônica da região. Outras recompensas são a visão próxima da exuberante Bela Adormecida e uma linda cachoeira que sem dúvida faz valer a pena qualquer esforço para alcançá-la.
    Ao final do dia, retornar para SGC. Jantar e Pernoite na Pousada Bawary.

  • Dia 5 – Dia da despedida e embarque para Manaus

    Depois desta imersão profunda na Amazônia, junto aos Amazônidas originais, chegou o dia do regresso para nosso mundo. Durante esses dias você foi um Amazônida, e a alma deste lugar encontrou guarida em seu interior, e você jamais se esquecerá desta experiência na Maior Floresta do Mundo.
    08h00 - Embarque da pousada para transfer para o aeroporto. Fim do nosso atendimento.

 

  •  Valores e condições sob consulta.
  •  As viagens acontecem mediante consulta prévia e autorização das Comunidades.

NOVIDADES E PROMOÇÕES

Cadastre-se em nosso site para receber todas as novidades e promoções.
Translate »