Seja pelo cenário exótico que ele forma, pela atmosfera misteriosa, ou pela curiosidade que uma das formações mais inóspitas do Brasil nos traz, o Monte Roraima é um destino a ser desvendado pelos viajantes.
Muitos ainda desconhecem os detalhes dessa montanha sagrada, que pertence a três países, mas só responde à natureza.
Se você quer saber mais sobre a maior montanha plana do mundo, com mais de 90 quilômetros quadrados de cume e 2810m de altitude, confira a seguir um guia básico sobre o local:
O Monte Roraima está localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O lado brasileiro situa-se no Estado de Roraima e é justamente de Boa Vista, sua capital, que partem os principais roteiros para o atrativo majestoso.
A maior parte da montanha, no entanto, está na Venezuela e é no país vizinho que se encontra o acesso ao parque.
Para os brasileiros, a maneira mais fácil de chegar até lá é via Boa Vista, onde chegam voos diretos diários de São Paulo e Brasília. Dali, seguimos roteiro via Santa Elena de Uairén até a Comunidade Indígena de Paraitepuy, no Parque Nacional Canaima.
O restante do percurso varia de acordo com o roteiro escolhido. Os aventureiros que optam pelo trekking encontram passeios de 7 a 10 dias, com acampamentos e serviços em comunidades locais.
Em geral, a melhor época para visitar o Monte Roraima é no período menos chuvoso do ano, de setembro a março. Por ficar em uma região muito úmida, de clima predominantemente tropical, o lugar tem chuvas durante boa parte do ano e temperaturas entre 20 e 22 graus o ano inteiro.
No topo da montanha, a temperatura costuma ser mais baixa, podendo chegar aos zero graus durante a noite.
É importante estar bem preparado para se aventurar no destino sem grandes surpresas. Além das documentações exigidas para entrar na Venezuela (RG e Certificado Internacional de Vacinação com atestado de vacina contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência), alguns itens básicos são necessários para o viajante garantir uma expedição tranquila e completa.
A Roraima Adventures oferece aos seus clientes alguns desses equipamentos para aluguel e, no pacote, a acomodação de camping inclui duas pessoas por barraca. Ainda assim, caso o viajante opte pela barraca individual, deverá adicionar valor extra ao pacote (consultar valores) ou poderá levar uma própria.
Durante o roteiro, a dica é deixar a bagagem extra no hotel onde está se hospedando na cidade, já que o próprio viajante irá carregar seus equipamentos pessoais. Da mesma forma, há opção de contratar carregador pessoal para levar sua mochila (altamente recomendável), onde cada carregador pessoal leva até 15 kg.
Os principais roteiros para o Monte Roraima saem de Boa Vista, portanto, o mais indicado é se hospedar em um dos hotéis da capital na ida e na volta.
Durante a expedição, o pernoite ocorre em paradas estratégicas em acampamentos locais, onde o viajante tem serviços essenciais, além de jantar e pernoite em barraca dupla.
Confira os principais pacotes da Roraima Adventures para o Monte Roraima e boa viagem!
Telefones de Contatos
☎ +55 (95) 3624-9611
+55 (95) 99115-1514
(95) 8420-4530
+55 (95) 99146-4872
+58 426-2288287
Plantão Apenas Para Emergências
+55 (95) 99115-4171
+55 (95) 99111-0177
Respostas de 2
Tenho muita vontade de conhecer o monte Roraima.
Não quero ir em época de chuva e nem de muito frio..
Tenho 63 anos e quero saber se a trilha é leve?
Gostaria de informações detalhadas c valores e roteiros. Obrigada
Olá Vera, seja bem-vinda!
O Ale irá enviar todos os detalhes pra vc.
Abs