Entrevista com Joaquim Magno de Souza – Empreendedor no Turismo
Diretor da Roraima Adventures

Acadêmicos: Como foi empreender em Roraima? Pode nos contar a sua experiência de gestor nesse ramo, os desafios e a forma como seleciona colaboradores e os serviços que a sua empresa oferece?

Magno Souza: Empreender em Roraima por si só já é um grande desafio, haja vista que o Estado tem limitações econômicas e o desenvolvimento encontra muitos obstáculos, sejam territoriais ou de mercado. Mas o sucesso não é para os pessimistas, e sim para os que veem todas as dificuldades como uma grande oportunidade de prosperidade. No início, um pouco sem perspectivas, trabalhei como camelô em frente ao antigo Cine Boa Vista (desativado), na Av. Jaime Brasil, onde hoje é a Loja de Departamentos Shopping Center Hum.

Durante longos 06 anos atuei como relojoeiro, numa banca improvisada na calçada, sujeito às intempéries do tempo, da informalidade e dos improvisos comuns de quem vive nestas condições, sempre consertando relógios, trocando baterias e pulseiras, ofício que herdei do meu pai. E assim iniciei minha jornada profissional em B. Vista.

Por mais 02 anos seguintes, trabalhei em outra banca localizada na entrada do Calçadão dos Camelôs, na Av. Sebastião Diniz, no Centro da cidade. E assim, durante 08 anos inteiros trabalhei na calçada, formei família e me estabeleci como cidadão.

Em Julho/1997 investi numa empresa formalizada como RELOJOARIA OFICINA, ao lado do Calçadão, onde deixei de ser camelô para ser Empresário do ramo. A empresa se destacou no segmento e ainda hoje é referência quando o assunto é Assistência Técnica em Relojoaria.

As atividades no turismo tiveram início como amante da natureza, quando fui pela primeira vez ao Monte Roraima em 1992. Nos anos seguintes, organizei viagens para os amigos e conhecidos, e fui me tornando experiente nesta atividade, e durante 10 anos (de 1993 a 2003) fui guia de montanha, até que surgiu a necessidade de formalizar uma Agência de Viagens voltada para esta área; e, assim,  em 2003, nasceu a Roraima Adventures Turismo,  e desde então vem se consolidando como operadora turística de vanguarda no Estado, tendo o Monte Roraima como âncora dos seus produtos.

Ao longo dos anos procurei descobrir novos atrativos e fui formatando roteiros que atraísse o público para visitar nossa região, e com isso a empresa foi se tornando referência nacional. Hoje mantemos um portfólio de mais de 40 produtos turísticos em Roraima, e também em outros estados do Brasil, além da Venezuela e Guiana. A Roraima Adventures teve participação direta na produção de várias matérias da mídia nacional relevantes para o Estado, tais como Globo Repórter, Esporte Espetacular, TV Cultura, além de documentários, jornais e revistas. A Agência realiza em média 04 excursões mensais ao Monte Roraima e possui um calendário de viagens até abril de 2019.

Com relação aos colaboradores, temos como premissa oferecer um ambiente agradável, com leveza e alegria a todos, onde haja empatia e identidade profissional, que obtenham resultados pessoais e financeiros nas atividades que desempenham. Que os resultados das responsabilidades adquiridas se traduzam em satisfação e renda para cada um dos colaboradores.

Com isso, periodicamente, realizamos treinamentos internos ou externos, onde cada um se capacita para obter melhores resultados, tanto internamente na empresa, como na vida pessoal.

Dessa forma, o tempo médio de permanência de funcionários, ao longo desses 15 anos, é de 02 a 03 anos na Empresa. Leia-se: tempo médio, ou seja, há alguns que ficaram menos tempo, e outros que excederam esse período.

Temos uma Política da Empresa bem definida e bastante flexível, de forma que as reivindicações sempre estão dentro das propostas apresentadas na contratação.

Nosso Plano de Cargos e Salários não tem um formato temporal, porém, a Empresa adota uma postura de reconhecimento do desempenho através de bonificação por méritos e aumentos periódicos de salários, independente do Piso Salarial divulgado pelo Governo Federal.

Cuidamos com muito zelo do ambiente organizacional, da satisfação dos colaboradores com as suas funções, e assim percebe-se que há uma boa receptividade em tudo, haja vista que a empresa transpira liberdade, em que todos são Equipe e juntos formam um Corpo com os mesmos propósitos profissionais.

Salve engano, nota-se alegria e gosto pelo trabalho e pelo ambiente de convivência. Gostamos de estar na empresa. Nossas segundas-feiras não são um tormento, pelo contrário, gostamos de nos reencontrar para iniciar uma nova semana de convivência.


Acadêmicos: Quais as possibilidades que Roraima oferece no setor de turismo e como se dá a divulgação para atrair os turistas?

Magno Souza: Roraima vem se despontando como um novo destino, tanto no Brasil como fora também, mas não como um destino de massa, e sim com atrativos diferenciados, voltados para um público seletivo, que desejam conhecer uma região quase intocada e pouco explorada. E neste conceito, dispomos de muita “matéria-prima”: Monte Roraima, comunidades indígenas, Observação de Aves (temos a maior diversidade de aves do Brasil), observação de orquídeas, vários Parques Nacionais e Reservas Ecológicas que estão com o Plano de Manejo em construção. Enfim, somos promissores.

E para que os resultados aconteçam, estamos sempre antenados com o que o mercado de turismo de natureza vivencia, e através da leitura dos números estatísticos que coletamos periodicamente (através do nosso Sistema de Gestão Estratégico), bem como dos resultados que o mercado nos sinaliza através da sua realidade, e então obtemos uma visão de médio e longo prazo, de forma que possamos aplicar os passos necessários para  busca dos nossos objetivos, através da melhoria contínua das nossas atividades (administrativa e operacional). E com esses resultados alcançados, atingimos a satisfação dos clientes que utilizam nossos serviços, gerando prestígio e credibilidade no mercado local e nacional.

O Monte Roraima é o nosso produto âncora. A visão inicial é de que não existe outro Monte Roraima no planeta, então é um produto singular, mas que não é exclusividade de uma única agência. Então a visão de longo prazo sinalizava para que, se pretendesse uma relevância como operador, teria que se buscar uma diferenciação na entrega do produto. E buscamos esse diferencial na forma de apresentar a viagem como sendo mais do que uma simples aventura, mas uma experiência que trouxesse transformação de vida aos participantes. E para isso era necessário ter uma logística e equipe que trouxesse algo mais do que o que todos esperavam: bons equipamentos, cuidados com a alimentação oferecida, segurança, comunicação, guias experientes e que oferecessem tratamento humanizado aos clientes, uma boa equipe de pré e pós-venda, e muita informação sobre o produto.

Aliada a tudo isso, ter um marketing eficiente através da nossa página na internet, redes sociais, relatos de clientes através de blogs, mídia espontânea, fortalecer as parcerias existentes e fomentar novas alianças comerciais.

Nossa mídia é 100% digital, sendo que há investimentos anuais para manutenção da página na internet, investimentos regulares nas mídias sociais e mala-direta periódica. Nossas principais ferramentas são: página web, Facebook, outras redes sociais, mala-direta, mídias espontâneas com jornalistas e veículos de TV, Jornais e Revistas Especializadas.


Acadêmicos: Há incentivos por parte do Estado de Roraima ou do município de Boa Vista para quem deseja empreender em turismo? Quais?

Magno Souza: Temos como conduta, não depender do Estado para que as coisas aconteçam. O mercado do turismo pode ser estimulado fazendo a demanda acontecer tornando os atrativos interessantes para atrair o público para a nossa região. E foi o que aconteceu conosco desde 1992. Durante este período, transformamos vários atrativos em produtos, dando condições para que eles fossem visitados de forma segura, dentro da Legislação e com qualidade. Ao longo dos anos, com os resultados obtidos mostrando que o turismo é uma boa sacada para o estado de Roraima (com Boa Vista incluída, naturalmente), os segmentos governamentais perceberam que seria uma boa investir no turismo. E, hoje, nota-se diversas ações, tanto do Governo Estadual como Municipal, no sentido de fomentar o Turismo. Diante disso, atualmente, nos sentimos incentivados a seguir em frente. E notamos que de alguns anos para cá surgiram novos empreendedores na área do turismo.


Acadêmicos: Quais tipos de turistas procuram Roraima e como se dá a motivação em nível local?

Magno Souza: Nosso público é de cerca de 70% das regiões Centro/Sul do Brasil, tendo o Estado de SP como liderança emissiva, seguido de Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. Há um contingente de 05% de estrangeiros (com ligeira tendência crescente), e outros oriundos de diversos locais.

Com relação à motivação, transcrevo a resposta dada acima:

“Roraima vem se despontando como um novo destino, tanto no Brasil como fora também, mas não como um destino de massa, e sim com atrativos diferenciados, voltados para um público seletivo, que desejam conhecer uma região quase intocada e pouco explorada. E neste conceito, dispomos de muita “matéria-prima”: Monte Roraima, comunidades indígenas, Observação de Aves (temos a maior diversidade de aves do Brasil), observação de orquídeas, vários Parques Nacionais e Reservas Ecológicas que estão com o Plano de Manejo em construção.”


Acadêmicos: Sabemos que a satisfação é algo subjetivo. Mas como a sua empresa e os colaboradores procuram atender às diferentes expectativas dos clientes e como lidam com as reclamações caso haja?

Magno Souza: Ao longo do tempo aprendemos que o bem mais precioso do nosso serviço está na transformação de vida que cada um dos participantes experimenta.

Descobrimos que cada passo dado nas experiências de viagens são oportunidades únicas de transformação do modo de pensar e encarar a vida. Descobrimos que são, na verdade, grandes viagens de transformação.

É incrível: todos vão de um jeito e retornam de outro. Voltam transformados!

Hoje convivemos diariamente com e-mails, mensagens no Facebook e depoimentos nas redes sociais de nossos clientes (que então passaram a ser nossos amigos). Todos acabam ficando sensibilizados pela maneira humana com que são tratados, pela preocupação em oferecer uma logística bacana, pela equipe de carregadores, pelos guias bem treinados. Temos a consciência que toda a estrutura oferecida é importante para que as pessoas vivam intensamente a realização do seu sonho; mas sabemos, principalmente, que a transformação está no interior de cada um, e que cada passo cria seres humanos totalmente renovados, prontos para seguir a vida com mais leveza, mais força, mais desapego e, sobretudo, mais amor pela humanidade que os cercam e pelo mundo que os acolhem.

Porém, temos consciência que a melhoria deve ser contínua, ou seja, a cada viagem há muito o que ser aprendido, e por isso, sempre ouvimos nossos clientes através de um formulário onde ele relata sua viagem conosco, em dois temas: análise operacional e experiencial. E, desta forma, sabemos o que e onde podem ser aplicadas as melhorias propostas por cada um.


Acadêmicos: Na sua opinião, que segmentos no ramo do turismo tendem a crescer em Roraima? Por quê? Pode nos dar dicas sobre como nos tornarmos empreendedores de sucesso como o senhor?

Magno Souza: O turismo é muito dinâmico, e envolve toda a cadeia produtiva: transporte, alimentação, hospedagem, guiamento, etc. E atende o mercado religioso, cultural, de natureza, de eventos, etc. Acredito muito no crescimento do turismo de natureza e eventos em nossa região.

A melhor dica que se pode dar é procurar identificar o que mais lhe faz feliz. Não tenha como objetivo principal apenas ganhar dinheiro; mas descubra, olhando para o turismo, qual atividade você poderá ter mais satisfação. É muito mais provável uma pessoa ter sucesso naquilo que ela gosta de fazer (e por isso faz bem feito e com qualidade) do que pensar primeiramente no ganho.

Quem faz o que gosta, e se capacita para isso, obterá os resultados financeiros naturalmente. Paralelamente a isso, é importante focar na profissionalização, gerar bons relacionamentos comerciais (parceria é fundamental), e estar atento aos sinais que o mercado dá diariamente.

Lembre-se: ninguém faz sucesso sozinho. O sucesso é o resultado de bons amigos, bons parceiros comerciais, visão de mercado e produtos que atendam bem a um nicho de consumidores.

 

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