Roraima AdventuresEXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA AMAZÔNIARoraima AdventuresEXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA AMAZÔNIARoraima AdventuresEXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA AMAZÔNIA
Previous slide
Next slide

EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NA AMAZÔNIA
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA


FALE CONOSCO






Um roteiro para conhecer de perto o povo amazônico com sua cultura, culinária, histórias e modos de vida. São Gabriel da Cachoeira é a principal cidade da região chamada de “Cabeça de Cachorro”, devido à forma da linha da fronteira com Colômbia e Venezuela. Nesta região estratégica vivem 23 grupos étnicos distintos entre eles os Wanano, Baniwa, Yanomani, Nheengatu, Tucano e falam-se muitas línguas e dialetos. A riqueza e diversidade cultural são surpreendentes e serão descobertas na relação com a natureza, nas crenças e sabedorias que são transmitidas de geração em geração.

Existem lugares que não adianta falar, é preciso conhecer.
São Gabriel da Cachoeira é um desses Paraísos.
E está dentro de outro Paraíso: a Amazônia.

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AMAZONAS – A CIDADE MAIS INDÍGENA DO BRASIL

Muitas aldeias se mantêm em isolamento, porém, outras iniciam a abertura de suas comunidades para o acolhimento de visitantes, para que possam ter a vivência e a experiência de passar alguns dias em meio a uma cultura totalmente diferente.

Quem imagina encontrar indígenas nus cobertos apenas por saias de fibra de buriti, pode se surpreender. Essa é a imagem que muitos ainda tem do brasileiro nativo, e que alguns de nós próprios temos de nossos irmãos de pátria. A riqueza dessa troca cultural está no que se pode aprender com cada etnia, como se relacionam com a natureza, suas crenças e a sabedoria que transmitem de geração para geração.

Cocares e pinturas corporais se compõem às roupas “civilizadas”, sem tirar a singularidade desse povo. Belezas naturais fazem parte também de São Gabriel da Cachoeira, com suas praias fluviais de areia branca, que é possível desfrutar na Serra de Curicuriari, conhecida como a Serra da Bela Adormecida, que mais parece uma pintura no horizonte. A região é sede também do Festribal, evento que celebra nossas raízes folclóricas. A Praia Grande é uma praia fluvial que se forma durante o período de seca, que vai de setembro a janeiro, com uma faixa de areia branquinha de quinhentos metros, banhadas com a mistura das águas do Rio Negro, formando as piscinas de águas mornas e com correntezas fortes. A Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos tem espelhos d’água de diferentes cores, fenômeno que se dá devido aos diversos tipos de minérios concentrados na região.

Uma das grandes atrações é o Parque Nacional do Pico da Neblina, que deve retomar as expedições em breve, com mata virgem, abrigando grande diversidade de flora e fauna endêmica.

Como é a viagem? Antes de mergulhar nesta expectativa, é importante entender nossa visão sobre o turismo na Amazônia – clique aqui

Quando ir:• É um roteiro que pode ser desfrutado o ano todo, sem restrições.• Período com mais chuvas: maio a agosto – tem o charme dos rios cheios, clima mais agradável e uma natureza viva e exuberante.• Período com menos chuvas – setembro a março – tem a beleza dos céus mais claros, horizontes mais deslumbrantes e luzes naturais mais intensas.Temos datas programadas, mas novas saídas podem ser abertas. Consulte-nos!

Para saber mais:

Vídeo 1

Vídeo 2

Itacoatira-Mirim

Wanano

Baniwa

Tukano






  • Categoria

    Base Comunitária, comunidades indígenas, Expedição Fotográfica

  • Location

    Amazonas

  • Grade

    Fácil

  • Guia

    Incluso

  • Transfers desde São Gabriel da Cachoeira

    Todos

  • Hospedagem em São Gabriel da Cachoeira

    Incluído

  • Bilhete Fluvial Manaus/S. Gabriel da Cachoeira;

    Incluso

  • Kit primeiros socorros

    Incluso

Sazonalidade:

    • É um roteiro que pode ser desfrutado o ano todo, sem restrições.
    • Período com mais chuvas: maio a agosto – tem o charme dos rios cheios, clima mais agradável e uma natureza viva e exuberante.
    • Período com menos chuvas – setembro a março – tem a beleza dos céus mais claros, horizontes mais deslumbrantes e luzes naturais mais intensas.
    • Consulte datas das viagens.

A AMAZÔNIA E O AMAZÔNIDA – QUAL A DIFERENÇA?

Para entender a profundidade desta viagem, é importante compreender qual a diferença entre Amazônia e Amazônida?

A Amazônia é a extensa área de floresta tropical que engloba 09 países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No Brasil, envolve 09 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Tudo o que está dentro desta enorme área verde faz parte da Amazônia.

O Amazônida é o cidadão nativo ou que vive imerso nesse imenso “Planeta Verde”, rodeado de florestas e rios por todos os lados. Ser Amazônida é viver na Amazônia.

Quem já esteve na Amazônia não é um Amazônida, pois é preciso muito mais para compreender o modo de vida, seus costumes, sua medida de tempo, sua forma de ver a vida e a realidade das pessoas que vivem em harmonia com esse bioma tão importante do nosso planeta.

Esta não é uma viagem comum. A nossa proposta é levar a experimentar os gostos regionais, as músicas, o jeito do povo, suas histórias, e descobrir que a vida pode ser feliz sob uma ótica muito mais simples do que podemos imaginar.

Inclui:

  • Receptivo e hospedagem em Manaus.
  • Bilhete Fluvial Manaus/S. Gabriel da Cachoeira, com refeições inclusas
  • Guia ou monitor durante todo o roteiro – bilíngue, se necessário.
  • Transfer in/out em São Gabriel da Cachoeira.
  • Hospedagem em São Gabriel da Cachoeira durante a execução do roteiro, conforme descrito no dia a dia, em apartamentos duplos.
  • Transportes terrestres durante as atividades descritas no roteiro.
  • Redes para cada um dos clientes.

Não inclui:

  • Bilhete aéreo ou fluvial de S. Gabriel da Cachoeira/Manaus.
  • Alimentação em Manaus, São Gabriel da Cachoeira e nas Comunidades.
  • Outros passeios e/ou despesas não citados.

Notas:

  • Este pacote não inclui o seguro, porém,é recomendável para cada viajante, porém, a Seguradora é de livre escolha, desde que cubra os riscos desta atividade. Consulte nossas recomendações.

Nota:

  1. Nós não operamos com a parte aérea. A companhia que realiza esses voos é a AZUL, com voos às terças, quintas e sábados, no trecho Manaus/São Gabriel da Cachoeira/Manaus.
  2. Há a opção de viajar de S. Gabriel da Cachoeira para Manaus em Lancha Expresso, com duração de 24 horas pelo Rio Negro. Não tem saídas diárias, por isso é importante estabelecer um cronograma antecipado, caso queira esta opção. Estas lanchas podem ser uma boa alternativa, em caso de imprevistos com os voos.
  3. Esta programação poderá ser alterada em virtude de situações ocasionais durante o evento.
  4. A gastronomia regional é um dos pontos ricos desta viagem, e devido haver várias opções de ambientes e diversidades de ofertas, optamos por deixar livre de acordo com a disponibilidade do momento, conforme a recomendação do guia, com despesas à parte do pacote.
  • Dia 1 – Chegada em Manaus

    Receptivo no aeroporto com horário a definir.
    Transfer para hotel.
    Dia livre, com sugestão de passeios, à parte do pacote.
    No início da noite, um happy-hour para nos preparar para o início da viagem no dia seguinte.

  • Dia 2 -Embarque e viagem fluvial Manaus-SGC

    Pela manhã, em horário a definir, transfer para o Porto, de onde embarca às 12h00 para S. Gabriel da Cachoeira – O trajeto será através de barcos regionais, a partir de Manaus. Duração da viagem: 40 horas aproximadamente subindo pelo Rio Negro, numa viagem deslumbrante na imensidão da Amazônia. Durante a viagem, já se percebe as diferenças culturais do povo Amazônida. Será uma rica oportunidade de conviver com a realidade dos povos ribeirinhos da maior floresta do mundo, seu modo de vida, as moradias nos vilarejos, comunidades e populações ribeirinhas. Oportunidade para entabular conversas com os viajantes no barco e conhecer sua cultura, seu jeito de falar e suas expressões, o que os move, quais suas expectativas de mundo, etc. O povo Amazônida é alegre, de riso fácil, simpático, acolhedor. Nas paradas nas vilas e pequenas cidades ribeirinhas, breves momentos de visitas para compartilhar um pouco da realidade de cada lugar.
    Os dias de navegação para chegar em São Gabriel serão longos, intensos, com noites inesquecíveis mergulhados na imensidão da noite no Rio Negro, com suas águas calmas e suas matas envolventes, compartilhadas com muitas almas nativas que viajam conosco.
    Se houver luar, a magia será inenarrável, chega a ser transcendental. Se houver noite escura, prepare-se para o céu estrelado mais lindo da sua vida. Certamente você nunca viu um céu igual.

  • Dia 3 -A viagem continua

    Depois desses dias envolvidos pelos rios, pela floresta, pelos seus sons, seus cheiros, seus sabores, seu povo alegre, conversador, animado e de uma simplicidade de vida cativante, não restará dúvidas que será preciso repensar a visão de vida, os conceitos e os valores.
    A convivência por estes dias com o povo Amazônida no barco mostra, certamente, que a vida pode ser vivida com simplicidade, num outro ritmo, sob uma ótica totalmente diferente do que os grandes centros nos impõem.

  • Dia 4 -Chegada em São Gabriel da Cachoeira

    É o dia da chegada em São Gabriel da Cachoeira, por volta do meio-dia, aproximadamente, e novas experiências esperam para surpreender ainda mais. Neste dia, não haverá almoço no barco. Ao desembarcar, seremos recepcionados e iremos para um passeio de reconhecimento pelo centro da cidade / Almoço no Mercado Municipal.
Fim de tarde na praia / Jantar e noite livre.

  • Dia 5 – Visita à Comunidade de São João

    Fica localizada do outro lado do Rio Negro. Iremos barcos com motor, chamados de “voadeiras”, onde visitaremos o vilarejo típico de comunidades ribeirinhas, onde iremos conhecer os aspectos das vidas simples, escolas, seu meio de trabalho, experimentar os gostos das comidas preparadas, fazer visitas nos arredores na mata da comunidade, conhecer alguns anciões e saber um pouco da história.
    Ao final do dia, retornar para SGC. Jantar e Pernoite.

  • Dia 6 – Comunidade indígena Tumbira com pernoite

    Visitaremos a Comunidade Tumbira, da etnia Tukano, com deslocamento através das canoas “voadeiras”, num trajeto de aproximadamente 4 horas navegando pelo rio. Eles ainda mantém valores e tradições muito autênticos, onde poderemos dormir em redes dentro de uma autêntica maloca indígena, numa jornada que nos leva a oficinas caseiras de família, participar de vivências espirituais com os anciões, histórias e artesãos habilidosos. Aprenderemos sobre cultura, desafios, corantes naturais, simplicidade, orgulho, herança, humildade, comunidade, e o que é a Amazônia incomum.
    Jantar regional servido pela Comunidade, com valor à parte.
    O pernoite será em redes, na maloca ou nas casas dos anfitriões.

  • Dia 7 – Retorno para São Gabriel da Cachoeira – Itacoatiara-Mirim

    Pela manhã, após o café regional, faremos o mesmo percurso para chegar na cidade, aonde iremos para Itacoatiara-Mirim, que é uma comunidade onde viveremos imersão nas comidas artesanais e cozinhas indígenas temperadas com o fumegante de uma fogueira com os Tuyucas. Na trilha das iguarias essenciais da Amazônia, entra-se em vilas e casas que dão sabor a esta terra deliciosa. Eles se autodenominam Dokapuara ou Utapinõmakãphõná, e são destacados fabricantes de canoas, e, no passado, eram especialistas na confecção de redes tecidas com fibra de buriti. Também são especialistas na confecção da cesta de urupema, tecida com tiras finíssimas de arumã, que serve para filtrar sucos de frutas.
Então conheceremos algumas etnias indígenas em Itacoatiara-Mirim, que mantêm vivas plantas medicinais raras e essenciais, música, pintura e tradições amazônicas. Da produção de obras de arte (cestos, raspadores de mandioca, cocares de penas) à confecção de cestos de urutu e balaios nas mais variadas formas, tamanhos e tipos de desenhos e cores, aprendemos essas artes do fio, da mão e da história.
    O almoço neste dia poderá ser em São Gabriel da Cachoeira, antes de ir para a Itacoatiara-Mirim (à parte). E logo após, sair para a visita.
    Retorno para dormir em São Gabriel da Cachoeira.
    Para saber mais sobre esta comunidade:
    https://site-antigo.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/maloca-de-itacoatiara-mirim-e-reinaugurada-no-dia-do-indio

  • Dia 8 – Dia da despedida e embarque para Manaus

    Depois desta imersão profunda na Amazônia, junto aos Amazônidas originais, chegou o dia do regresso para nosso mundo. Durante esses dias você foi um Amazônida, e a alma deste lugar encontrou guarida em seu interior, e você jamais se esquecerá desta experiência na Maior Floresta do Mundo. Seguramente terá sido uma experiência que marcará para sempre as suas lembranças.
    08h00 – Embarque da pousada para transfer para o aeroporto.
    Fim dos nossos serviços.

  • Solicite mais informações detalhadas com os preços, condições de pagamentos e tudo o mais que oferecemos, para que desfrute desta experiência conosco.


Consultor deVendas

Roteiros mais procurados

Monte Roraima
Anterior
Próximo

Mundo Perdido de Makunaima

Este é o roteiro mais completo, com cinco noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, um lugar extremamente enigmático e pouco visitado em relação aos demais, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati.


Conhecer pacote

Tepequém

Anterior
Próximo

Serra do Tepequém – Amajari

 Em Roraima não há como não ver, a uma pequena distância e por uma estrada bem acessível, um dos mais belos pontos turísticos do Estado: A Serra do Tepequém. 

No caminho para a serra, a paisagem vai mudando a cada quilômetro rodado.


Conhecer pacote

Amazonas

Anterior
Próximo

Rota 174 – Vivências Amazônicas

É um roteiro intenso, apaixonante, cheio de magia, surpreendente, temperado pela alegria e hospitalidade do povo do norte.

num percurso que liga a cidade de Manaus (Amazonas-AM) à cidade de Pacaraima (Roraima-RR)


Conhecer pacote

NOVIDADES E PROMOÇÕES

Cadastre-se em nosso site para receber todas as novidades e promoções.


QUERO RECEBER NOVIDADES !

Translate »