Monte Roraima Transcendental
Este roteiro foi pensado para aproveitar o ambiente de extrema energia que o Monte Roraima oferece, aliado com atividades de caminhadas, e assim estimular a prática de dinâmicas meditativas, relaxamento com enfoque na respiração e meditação em silêncio, permitindo que se abra um espaço além da mente e se conecte com a verdadeira fonte de Sabedoria. A Felicidade é um estado de espírito, e a verdadeira fonte de felicidade reside na mente, e não depende tanto apenas das circunstâncias externas.
O programa permitirá experimentar uma conexão profunda com a natureza e recarregar a energia vital de cada um. A Natureza será nossa Mestra, com a energia intensa que emana do Monte Roraima.
Cultivar o silêncio ajuda a enriquecer essa experiência.
O Monte Roraima desperta sensações adormecidas, eleva a alma ao SER SUPREMO que habita cada um de nós, fazendo repensar valores, tornando cada pessoa mais frágil e forte ao mesmo tempo.
As reflexões chegam naturalmente até no mais cético dos viajantes, principalmente naqueles que buscam esta experiência, esquecendo um pouco o que ficou para traz, e procurando ver e sentir com a alma, que serão os únicos a saber explicar estes momentos.
Sabemos que conhecer esse lugar é muito mais do que ir até lá, olhar e fazer fotos. O cenário é o mesmo para todos, mas temos como princípio, cuidar com zelo para que sua experiência seja diferente e transformadora. Sua viagem ao Monte Roraima não deve ser algo comum.
Os roteiros que organizamos são diferenciados, proporcionando experiências transformadoras, onde o cenário cria uma simbiose com os participantes e, ao final, percebe-se o valor de tudo o que oferecemos num lugar tão especial e único no mundo.
A nossa diferença está na maneira e no cuidado do tratamento, no atendimento antes de chegar, durante e depois da viagem, nos serviços que oferecemos, na segurança e na logística dos equipamentos e alimentação, com telefonia satelital para comunicação, na orientação e garantia jurídica tão importante para sua tranquilidade, além de uma equipe de guias experientes, capacitados e com tratamento humanizado aos visitantes e aos nossos colaboradores.
- Visão Geral
- Itinerário
- Preços e Reservas
-
Category
Trekking
-
Location
Estado de Roraima, Gran Sabana, Monte Roraima, Venezuela
-
Grade
Moderado
-
Hospedagem em Boa Vista
Incluso
-
Transporte
Terrestre
-
Altitude
2734 mt
-
Kit primeiros socorros
Incluso
-
Reserva na Comunidade Indígena Paraitepuy
Incluso
-
Guia
Incluso
-
Carregadores para equipamentos coletivos
Incluso
-
Equipamentos de camping: barracas, lonas, fogareiro, material de cozinha
Incluso
-
Alimentação de trilha
Incluso
• Nível de Dificuldade
O nível de dificuldade deste trekking é considerado de MÉDIO a DIFÍCIL, pois a caminhada é realizada em terrenos acidentados, com altitude abaixo dos 3.000 metros, não sendo necessários adaptação climática e o uso de técnicas verticais. Esta atividade é possível à maioria das pessoas, mas é preciso ter consciência de que a realidade da trilha é bastante cansativa e o desgaste físico é garantido.
• Documentos necessários para acesso ao Parque
Brasileiros – Basta o RG original (não vale CNH) e o Certificado Internacional de Vacina contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem (documentos físicos, não vale o digital). Recomendamos trazer também o Passaporte válido, caso tenha.
Estrangeiros – Passaporte devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacina contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem. Algumas nacionalidades precisam solicitar um visto de entrada com antecedência.
Menores de idade – Devem estar acompanhados dos pais ou responsável com a devida autorização. Clique no link abaixo para baixar o formulário padrão de autorização de viagem internacional.
https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2019/09/94d518c02171340a11a552009e7477f2.pdf
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• A participação no briefing é importante para integrar o grupo e fazer parte da viagem. Nesta reunião serão passadas informações e critérios fundamentais para que a expedição aconteça dentro das Normas de Segurança e Conduta da Roraima Adventures e do Inparques (Instituição que controla o Parque Nacional Canaima – na Venezuela). Todos os regulamentos adotados pela empresa, bem como pelas Instituições Venezuelanas e Brasileiras devem ser respeitadas e seguidas.
• A acomodação de camping é de 02 pessoas por barraca.
• É extremamente necessário o saco de dormir e isolante térmico ou colchonete.
• Caso o viajante tenha interesse em lanche de trilha, para comer durante a caminhada, deverá trazer.
• Sobre bagagem extra, que não será utilizada durante a expedição, recomendamos deixar no guarda-volumes do próprio hotel em que o viajante se hospedará antes do início do roteiro.
• Aos carregadores de equipamentos coletivos, cabem levar logística de camping, cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila e itens pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete).
• Recomendamos que contrate carregador pessoal. Além de se poupar do desgaste, ainda contribuirá para gerar renda aos nativos. Esta é uma opção pessoal de cada participante. Não faz parte do pacote.
• A reserva do carregador pessoal deve ser feita antecipadamente na contratação do pacote.
• Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais.
O que inclui:
• Transporte terrestre a partir de Boa Vista até a Comunidade Indígena Paraitepuy – ida e volta;
• Hospedagem em Santa Elena de Uairén em apartamento duplo – 01 diária;
• Hospedagem em Paraitepuy, em pousada compartilhada – 01 diária;
• Alimentação completa durante o trekking;
• Equipamentos coletivos de camping: barraca dupla compartilhada, equipamentos de cozinha, panelário, pratos, copos, talheres;
• Staff de logística;
• Guia de trilha;
• Kit primeiros socorros;O que NÃO inclui:
• Bilhetes aéreos;
• Receptivo in/out;
• Hospedagem Boa Vista;
• Alimentação em Boa Vista, Santa Elena de Uairén e Comunidade Paraitepuy;
• Refeições após o final do trekking;
• Seguro-viagem;
• Equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete inflável, mochila cargueira ou de ataque, barraca individual);
• Carregador pessoal.• O Seguro é recomendável para cada viajante, porém, a Seguradora é de livre escolha, desde que cubra os riscos desta atividade. Consulte nossas recomendações.
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
-
Dia 1 - Embarque para Boa Vista
Dia do embarque para Boa Vista. Reunião às 16h00 com os participantes onde todos se conhecerão, recebendo as últimas orientações da equipe organizadora sobre questões de logística, segurança e desenvolvimento da parte operacional. Noite livre.
-
Dias 2 - Boa Vista / Santa Elena de Uairén
07h30 - saída para Pacaraima (cidade que faz fronteira com a Venezuela). Tempo de viagem em 03 horas. Ao chegar na fronteira, trocamos de veículos para tração 4x4 e partimos em direção à Comunidade de Paraitepuy, na Venezuela, com vista para um dos maiores espetáculos da natureza: o Monte Roraima. Será um momento de deslumbramento com essa majestosa montanha que desperta tantos desejos em todas as pessoas. Durante o trajeto, passaremos pela Gran Sabana, lugar lindo e cheio de encantos. O almoço será na Comunidade. Na parte da tarde, faremos visitas para conhecer os moradores, saber das suas histórias, lendas, costumes, sua convivência com as atividades de turismo, e fazer caminhadas leves pelas redondezas. Por se tratar de um lugar magnífico, tão próximo desta montanha enigmática e misteriosa, o ambiente já desperta nos visitantes uma aura de magia, onde a medida do tempo já pode ser medida sob os olhares na imensidão. Ao entardecer seremos acomodados nas pousadas indígenas onde dormiremos 01 noite, sob o olhar majestoso do Monte Roraima. À noite, teremos nosso jantar, sob o céu estrelado ou enluarado, certamente será uma noite inesquecível. Ao amanhecer, seremos brindados mais uma vez com a magnitude do Monte Roraima, momentos mágicos que antecedem nossa caminhada ao encontro da Casa de Makunaima.
-
Dia 3 - Santa Elena de Uairén / Paraitepuy / Trekking ao primeiro acampamento
Após o café-da-manhã, começa a grande jornada ao Monte Roraima. A ansiedade toma conta de todos, onde mergulha-se no cenário deslumbrante da Gran Sabana até chegar na Comunidade de Paraitepuy, e partindo dali, desfruta-se do trekking até os acampamentos às margens do rio Tek ou Kukenan para um pernoite em barraca, sob um céu estrelado. Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro.
-
Dia 4 – Rumo à base da montanha
Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro. Pela tarde, todos estarão acomodados na Base, deslumbrados com a imponência do paredão. O acampamento na base é de prender a respiração, o paredão gigante não se traduz em palavras.
-
Dia 5 -Rumo ao topo da montanha
O caminho da base até o topo é diferente de todos os demais. Um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, diversos jardins com bromélias, muitas orquídeas e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob a cachoeira no “Paso das Lágrimas”. Ao aproximar do topo, serão observados pelo Monumento de Makunaima, dando as boas-vindas aos visitantes. Na chegada no topo serão “recepcionados” pelos “Guardiões da Montanha”, três blocos imensos de pedras que tem o formato de “observadores”.
-
Dia 6 - Caminhada ao Vale dos Cristais / Ponto Triplo / El Fosso
Dia de imersão total no topo do Monte Roraima, com destaque para o Vale dos Cristais. Um local repleto de afloramentos em várias partes do trajeto. O vale por si só traz a sensação do Macro e do Micro, dos extremos, do surreal, do cósmico, do inexplicável. A energia desse lugar não se traduz em palavras, mas em suspiros, sons, silêncios, reflexões, observações caladas. Após uma breve passada pelo Ponto Triplo, a próxima parada será o El Fosso. Um lugar que desperta a criança que há em cada um. Lá você entenderá a razão desta expressão.
-
Dia 7 - Caminhada Piscinas Jacuzzis / La Ventana / Maverick
E o deslumbramento será completado com as Piscinas Jacuzzis, além do Mirante La Ventana, onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan (Pai dos Ventos), com suas diversas quedas d’águas, ver o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuys. As imagens são de tirar o fôlego, é uma verdadeira janela com vista ao paraíso, momento apropriado para ficar quieto e deixar a brisa tocar a alma. E para finalizar, a ida a Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, com 2875mt), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana (inclusive toda a trilha que foi feita para chegar à base). Após esta experiência, passar pelo Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um Santuário. E depois ao Paso de Los Cristales, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking.
-
Dia 8 - Topo – dia livre
Observe que em todos os dias tivemos atividades de caminhadas, visitas a vários atrativos, tudo com muita intensidade. Por mais que andássemos, por mais fotografias que tenhamos feito, por tudo o que desfrutamos nestes dias, uma coisa não pudemos fazer: um dia de calma, só para nós, para nos sentarmos sem correria, sem uma missão do dia para cumprir, sem metas a serem superadas, para deixarmos sentir o silêncio da montanha, isolarmos um pouco em nossos pensamentos, olhar os detalhes ao nosso redor ou a imensidão onde a vista alcançar. Sentir o momento da solitude e absorver as energias que estão ali para cada um de nós. Este dia foi preparado para que cada um viva ao seu jeito, no seu tempo, da forma que quiser, acompanhado ou sozinho.
-
Dia 9 - Descida do topo até o acampamento Rio Tek
Chegou o dia da despedida da Casa de Makunaima, e voltar para nossa casa na cidade. Depois de tudo, a nostalgia e a saudade precoce percorrerão sua mente e sua pele, e cada olhar, em cada passo será um sincero “Adeus”, ou “até a próxima”, ou simplesmente: “gratidão por tudo” o que se viveu nestes dias. Iniciar a descida até a base, onde faremos uma parada para descanso, um lanche de trilha e seguir mais 03 horas até o próximo acampamento, para pernoite com possibilidade do céu mais estrelado da viagem.
-
Dia 10 - Rio Tek / Paraitepuy / S. Elena de Uairén / Boa Vista
Nesta manhã, iniciar última etapa do roteiro. 15km de caminhada até Comunidade de Paraitepuy, duração de 04 horas aproximadamente. Temperatura 25ºC aproximadamente. Em seguida, embarque nos veículos 4x4 para Santa Elena, ao chegar na fronteira realizar os procedimentos de aduana, troca de veículos e viajar para Boa Vista, com chegada prevista para o final do dia ou início da noite, onde finalizaremos a viagem no hotel onde a viagem teve início.
Noite livre.
A viagem que organizamos é assim, ninguém volta da mesma maneira que foi. Na despedida, o abraço forte e carinhoso envolve todos: visitantes, nativos, guias e os que apoiaram. É uma experiência que emociona e muito marcante!
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
O que inclui:
- Receptivo no aeroporto com transfer in/out (consulte horários pré-determinados);
- Hospedagem em Boa Vista em apartamento duplo – 02 diárias;
- Transporte terrestre a partir de Boa Vista até a Comunidade Indígena Paraitepuy – ida e volta;
- Hospedagem em Santa Elena de Uairén em apartamento duplo – 01 diária;
- Pensão completa a partir de Santa Elena de Uairén;
- Equipamentos coletivos de camping: barraca dupla compartilhada, equipamentos de cozinha, panelário, pratos, copos, talheres;
- Staff de logística;
- Guia de trilha;
- Kit primeiros socorros;
O que NÃO inclui:
- Bilhetes aéreos;
- Seguro-viagem e de resgate em áreas remotas;
- Refeições em Boa Vista;
- Equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete inflável, mochila cargueira ou de ataque, barraca individual);
- Carregador pessoal.
O que inclui:
• Transporte terrestre a partir de Boa Vista até a Comunidade Indígena Paraitepuy – ida e volta;
• Hospedagem em Santa Elena de Uairén em apartamento duplo – 01 diária;
• Hospedagem em Paraitepuy, em pousada compartilhada – 01 diária;
• Alimentação completa durante o trekking;
• Equipamentos coletivos de camping: barraca dupla compartilhada, equipamentos de cozinha, panelário, pratos, copos, talheres;
• Staff de logística;
• Guia de trilha;
• Kit primeiros socorros;
O que NÃO inclui:
• Bilhetes aéreos;
• Receptivo in/out;
• Hospedagem Boa Vista;
• Alimentação em Boa Vista, Santa Elena de Uairén e Comunidade Paraitepuy;
• Refeições após o final do trekking;
• Seguro-viagem;
• Equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete inflável, mochila cargueira ou de ataque, barraca individual);
• Carregador pessoal.
• O Seguro é recomendável para cada viajante, porém, a Seguradora é de livre escolha, desde que cubra os riscos desta atividade. Consulte nossas recomendações.
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
- Solicite mais informações detalhadas com os preços, condições de pagamentos e tudo o mais que oferecemos, para que desfrute desta experiência conosco.
Roteiros mais procurados
Monte Roraima
Mundo Perdido de Makunaima
Este é o roteiro mais completo, com cinco noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, um lugar extremamente enigmático e pouco visitado em relação aos demais, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati.
Tepequém
Serra do Tepequém – Amajari
Em Roraima não há como não ver, a uma pequena distância e por uma estrada bem acessível, um dos mais belos pontos turísticos do Estado: A Serra do Tepequém.
No caminho para a serra, a paisagem vai mudando a cada quilômetro rodado.
Amazonas
Rota 174 - Vivências Amazônicas
É um roteiro intenso, apaixonante, cheio de magia, surpreendente, temperado pela alegria e hospitalidade do povo do norte.
num percurso que liga a cidade de Manaus (Amazonas-AM) à cidade de Pacaraima (Roraima-RR)