Você sabia que o ser humano projeta suas experiências de vida através de uma sucessão de emoções que levam a cada situação?
A intensidade e a forma como essas emoções são sentidas e percebidas determinam sua natureza. Assim, a psicologia desempenha um papel crucial no setor de turismo de aventura, pois, ao fazer uso apropriado, todo o tecido comercial de cada destino pode obter grandes benefícios traduzidos na maximização de benefícios, prestígio, singularidade e uma clara diferenciação em relação a uma competição que está se tornando mais intensa.
E as viagens de aventura para lugares como as Origens do Rio Amazonas, Monte Roraima, Gran Sabana, Travessia Cassino-Chuí, Pico da Neblina, organizadas pela Roraima Adventures com o foco no turismo de emoções sai na frente provocando experiências singulares em seus visitantes!
Mas, por que a competição é tão intensa nos últimos anos?
A resposta que faz mais sentido para a questão acima mencionada é o processo progressivo de conscientização que está sendo adquirido sobre a importância que o turismo representa como um motor do desenvolvimento econômico e cultural a nível global, conforme demonstrado pelas principais estatísticas do setor no nível mundial.
Assim, os sentimentos são posicionados como a base de toda a experiência, nomeando então 5 sentimentos de ouro ou emoções na atividade turística que cada visitante desenvolve em viagens de aventura com a Roraima Adventures.
Podemos exemplificar :
1- ILUSÃO:
O turismo é associado em inúmeras ocasiões com lazer e tempo livre, daí a geração na mente do consumidor desse sentimento antes da iminente aventura que irá liderar.
Essa percepção da realidade pelo consumidor deve ser cuidadosamente atendida por todas e cada uma das expedições que compõem as viagens de aventura , bem como pelo próprio destino, uma vez que o nível de concordância entre “o que se diz ser vendido” e “o que é realmente vendido” dependerá da manutenção desse sentimento que serve de base à experiência final.
Por isso as expedições verdadeiras estão sendo cada vez mais buscadas e o turismo convencional preparado artificialmente perde espaço na atmosfera do turismo de aventura.
Lugares como o conhecido e desejado Monte Roraima ou o inovador roteiro de expedição as Origens do Rio Amazonas são cada vez mais buscados.
Uma verdadeira viagem de aventura faz com que o “turismo da fantasia” seja visto como um engano e atrai cada vez às pessoas que buscam emoções e experiências verdadeiras!
2- INCERTEZA:
Todos os visitantes estão envolvidos em um clima de incerteza durante todo o processo de compra, bem como ao exercer sua atividade turística em um destino que pode ser novo, diferente, não conhecido deles; por isso, é de vital importância fazer isso sentindo positivismo na criação de roteiros de aventura pela empresa de turismo que quer ter uma relação de confiança com o cliente, fazendo com que ele veja a disponibilidade do mesmo antes da resolução de qualquer detalhe que não seja claro, por mais insignificante que pareça.
Então com mais de uma década de experiência, a Roraima Adventures promove roteiros de aventura verdadeira, e ao mesmo tempo com um nível de excelência encontrado nas melhores empresas do gênero em todo o planeta!
3- PROTAGONISMO:
Ao longo das últimas décadas, cada visitante criou em sua mente uma imagem clara sobre seu papel na atividade turística em que ele participa: ser o protagonista único em cada momento, mesmo antes de colocar o pé no destino.
Esse sentimento é dado pelo desenvolvimento de um perfil cada vez mais relevante: o cliente 5 “s” (sonhador, sentimental, sincero, sagaz e satisfeito).
Assim a equipe da Roraima Adventures consegue entender a singularidade permanente em cada um de seus clientes, provocando roteiros sob medida para satisfazer surpreendendo em expedições épicas a lugares inconscientemente desejados!
“O destino não é a geografia em si, e sim as relevantes experiências no caminho” – esta é a visão desta empresa inovadora!
4- SENTIMENTO DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL E PESSOAL:
As motivações ao fazer uma viagem de aventura podem ser de natureza diferente, embora todos e cada uma delas gerem na mente do consumidor um sentimento de enriquecimento, enfatizando o cultural e o pessoal.
E quanto custa uma viagem dessas?
É importante medir o custo não apenas pelo valor monetário, mas pela riqueza de experiência de vida que ela trará na sua vida.
Viajar é cultura, aprendizagem, anseio pelo contato com diferentes costumes, pessoas, uma diversidade que contribui com um alto grau de aprendizado que só é adquirido de maneira tão intensa viajando de aventura, conhecendo o mundo a ser descoberto em que vivemos.
5- DESENVOLVIMENTO DE UM SENTIMENTO DE LIGAÇÃO AO DESTINO.
O nível de aventura que o visitante sente em relação ao destino visitado determinará o início da geração das experiências experimentadas no mesmo, bem como a determinação em uma porcentagem elevada de seu grau de fidelidade a ele.
O desenvolvimento deste sentimento começa antes da visita, estendendo-se até o final, e, portanto, a necessidade de elaborar sugestões adequadas que são registradas no subconsciente do visitante, traduzidas em uma abordagem gradual para emoções únicas e que não se reptem, ao mesmo tempo que gera um grau de satisfação em cada visitante maior que o esperado.
Quanto custa?
Já ouviu falar em custo-benefício? Sabe medir isso?
Pois saiba que alguns benefícios não se medem com preços, mas com os valores obtidos ao final da experiência.
Pense nisso!
Se ainda tem alguma dúvida de como será sua experiência nas expedições da Roraima Adventures contate-nos e transforme sua viagem de aventura em uma realidade carregada de emoções positivas!
Texto: Joaquim Magno de Souza