MONTE RORAIMA – ROTEIRO DE TREKKING
Bem-vindo ao nosso roteiro do Monte Roraima, um verdadeiro ícone natural que desafia os céus e inspira aventureiros de todo o mundo.
Com seus penhascos imponentes e paisagens de tirar o fôlego, essa mesa gigante eleva-se como uma fortaleza mágica entre o Brasil, Venezuela e Guiana.
Ao embarcar nessa jornada única, você se verá imerso em um mundo de mistério e maravilha, explorando florestas exuberantes, rios cristalinos e formações rochosas que parecem pertencer a outro planeta.
Este é o roteiro mais completo, 09 dias de trilha com 05 noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, um lugar extremamente enigmático e pouco visitado em relação aos demais, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati.
Curiosidades sobre o monte Roraima
Por mais que se caminhe no topo do MONTE RORAIMA, duas coisas nos deixam inquietos: Que lugar é esse? Suas formas, seus sons, seus silêncios, suas névoas, suas energias, quantas pedras, quanta água, que imensidão é essa que parece ter parado no tempo? Quanto mais se anda, mais se tem para descobrir e, na verdade, ainda há muitos lugares no topo que sequer foram pisados pelo homem.
Essa montanha parece estar viva, desperta sensações adormecidas, eleva a alma ao SER SUPREMO que habita cada um de nós, fazendo repensar valores, rever nossa existencialidade, tornando cada pessoa mais frágil e forte ao mesmo tempo.
Principais características do Trekking ao Monte Roraima
Trekking
Paisagismo
Mistérios
Aventura
Viagem em Grupo
Nível: Difícil
Itinerário
- Visão Geral
- Itinerário
- Preços e Reservas
-
Category
Trekking
-
Location
Estado de Roraima, Gran Sabana, Monte Roraima, Venezuela
-
Transporte
Terrestre
-
Altitude
2734 mt
-
Kit primeiros socorros
Incluso
-
Reserva na Comunidade Indígena Paraitepuy
Incluso
-
Guia
Incluso
-
Carregadores para equipamentos coletivos
Incluso
-
Equipamentos de camping: barracas, lonas, fogareiro, material de cozinha
Incluso
-
Alimentação de trilha
Incluso
• Nível de Dificuldade
O nível de dificuldade deste trekking é considerado de MÉDIO a DIFÍCIL, pois a caminhada é realizada em terrenos acidentados, com altitude abaixo dos 3.000 metros, não sendo necessários adaptação climática e o uso de técnicas verticais. Esta atividade é possível à maioria das pessoas, mas é preciso ter consciência de que a realidade da trilha é bastante cansativa e o desgaste físico é garantido.
• Documentos necessários para acesso ao Parque
Brasileiros – Basta o RG original (não vale CNH) e o Certificado Internacional de Vacina contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem (documentos físicos, não vale o digital). Recomendamos trazer também o Passaporte válido, caso tenha.
Estrangeiros – Passaporte devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacina contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem. Algumas nacionalidades precisam solicitar um visto de entrada com antecedência.
Menores de idade – Devem estar acompanhados dos pais ou responsável com a devida autorização. Clique no link abaixo para baixar o formulário padrão de autorização de viagem internacional.
https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2019/09/94d518c02171340a11a552009e7477f2.pdf
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• A hospedagem em Santa Elena é em apartamentos duplos compartilhados.
• Briefing às 08h30 em local a ser definido. Previsão de chegada em Boa Vista ao final da expedição por volta das 19h00, no mesmo local da saída.
• A participação no briefing é importante para integrar o grupo e fazer parte da viagem. Nesta reunião serão passadas informações e critérios fundamentais para que a expedição aconteça dentro das Normas de Segurança e Conduta da Roraima Adventures e do Inparques (Instituição que controla o Parque Nacional Canaima – na Venezuela). Todos os regulamentos adotados pela empresa, bem como pelas Instituições Venezuelanas e Brasileiras devem ser respeitadas e seguidas.
• A acomodação de camping é de 02 pessoas por barraca.
• É extremamente necessário o saco de dormir e isolante térmico ou colchonete.
• Caso o viajante tenha interesse em lanche de trilha, para comer durante a caminhada, deverá trazer.
• Sobre bagagem extra, que não será utilizada durante a expedição, recomendamos deixar no guarda-volumes do próprio hotel em que o viajante se hospedará antes do início do roteiro.
• Aos carregadores de equipamentos coletivos, cabem levar logística de camping, cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila e itens pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete).
• Recomendamos que contrate carregador pessoal. Além de se poupar do desgaste, ainda contribuirá para gerar renda aos nativos. Esta é uma opção pessoal de cada participante. Não faz parte do pacote.
• A reserva do carregador pessoal deve ser feita antecipadamente na contratação do pacote.
• Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais.
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
O que inclui:
• Transporte terrestre a partir de Boa Vista até a Comunidade Indígena Paraitepuy – ida e volta;
• Hospedagem em Santa Elena de Uairén em apartamento duplo – 01 diária;
• Alimentação completa durante o trekking;
• Equipamentos coletivos de camping: barraca dupla compartilhada, equipamentos de cozinha, panelário, pratos, copos, talheres;
• Staff de logística;
• Guia de trilha;
• Kit primeiros socorros;
O que NÃO inclui:
• Bilhetes aéreos;
• Receptivo in/out;
• Hospedagem Boa Vista;
• Alimentação em Boa Vista e Santa Elena de Uairén;
• Refeições após o final do trekking;
• Seguro-viagem;
• Equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete inflável, mochila cargueira ou de ataque, barraca individual);
• Carregador pessoal.
• O Seguro é recomendável para cada viajante, porém, a Seguradora é de livre escolha, desde que cubra os riscos desta atividade. Consulte nossas recomendações.
-
Dia 1 - Boa Vista / Santa Elena de Uairén (Venezuela) 900mt Chegada em Boa Vista - Véspera do dia do briefing
Briefing começa às 08h30, onde todos se conhecerão, recebendo as últimas orientações da equipe organizadora sobre questões de logística, segurança e desenvolvimento da parte operacional. Logo após o almoço, iniciar viagem com o belo visual da BR 174 até a fronteira com a Venezuela, onde faremos os procedimentos de aduanas, e depois pernoitar em S. Elena de Uairén.
-
Dias 2 - Santa Elena de Uairén / Paraitepuy / Trekking ao primeiro acampamento
Após o café-da-manhã, começa a grande jornada ao Monte Roraima. A ansiedade toma conta de todos, onde mergulha-se no cenário deslumbrante da Gran Sabana até chegar na Comunidade de Paraitepuy, e partindo dali, desfruta-se do trekking até os acampamentos às margens do rio Tek ou Kukenan para um pernoite em barraca, sob um céu estrelado. Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro.
-
Dia 3 - Rumo a Base
Ao amanhecer, o Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de trekking ao seu encontro. Pela tarde, todos estarão acomodados na Base, deslumbrados com a imponência do paredão. O acampamento na base é de prender a respiração, o paredão gigante não se traduz em palavras.
-
Dia 4 -Caminhadas para o topo
O caminho da base até o topo é diferente de todos os demais. Um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, diversos jardins com bromélias, muitas orquídeas e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob a cachoeira no “Paso das Lágrimas”. Ao aproximar do topo, serão observados pelo Monumento de Makunaima, dando as boas-vindas aos visitantes. Na chegada no topo serão “recepcionados” pelos “Guardiões da Montanha”, três blocos imensos de pedras que tem o formato de “observadores”.
-
Dia 5 -Rumo ao Acampamento Coati para o topo
A partir de hoje, os dias serão de imersão total no topo do Monte Roraima, com destaque para o Vale dos Cristais. Um local repleto de afloramentos em várias partes do trajeto. O vale por si só traz a sensação do Macro e do Micro, dos extremos, do surreal, do cósmico, do inexplicável. A energia desse lugar não se traduz em palavras, mas em suspiros, sons, silêncios, reflexões, observações caladas. Passaremos pelo icônico Ponto Triplo, um marco piramidal branco, que se destaca no cenário, delimitando a tríplice fronteira Venezuela (85%), Brasil (5%) e Guiana (15%). Dali seguiremos para pernoitar no lado brasileiro do Monte Roraima. As noites no Acampamento Coati (lado brasileiro) são frias, mas o lugar é incrível. O Coati é um lugar enigmático, misterioso, encantador, localizado entre duas pedras enormes, onde há uma entrada como se fosse uma caverna. Tem uma espécie de hall onde dá vista para o céu. Há uma espécie de jardim de inverno: uma pequena lagoa no centro, rodeado de plantas variadas, um pequeno paraíso. É um lugar bom para quem gosta do silêncio e do isolamento. Aos que estiverem dispostos, poderão caminhar 500mt até o Paredão no lado brasileiro, onde avistarão a floresta do Parque Nacional do Monte Roraima na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, onde vivem os índios Ingarikó, e logo adiante o Roraiminha (um tepuy menor).
-
Dia 6 -Lago Gladys
O Monte Roraima é a Casa de Makunaima, e como toda casa, tem também seus cômodos. Esta parte da montanha é um dos lugares mais recônditos, misteriosos e, porque não dizer, especiais e enigmáticos desta experiência. O Lago Gladys é indescritível. Segundo os indígenas, ali se encontra um Portal para outra dimensão, literalmente. Verdade ou não, o fato é que há algo inexplicável ali. Aos céticos, religiosos, ateus, aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e todos os que buscam nesta fascinante aventura o reencontro consigo mesmo ou com a origem da vida, esse local leva a todos a repensarem um bocado de coisas. Será um passeio de dia inteiro, 03 horas para ir outras 03 para voltar, com mochilinha de ataque, com calma e tranquilidade, dormir no mesmo acampamento.
-
Dia 7 -Ponto Triplo, El Foso
No caminho para a volta desta experiência, uma breve passada pelo Ponto Triplo, depois no El Foso. Um lugar que desperta a criança que há em cada um. Lá você entenderá a razão desta expressão. Ao final da tarde, chega-se ao acampamento próximo da entrada do Monte Roraima, onde pernoitaremos.
-
Dia 8 - Jacuzzis, La Ventana, Maverick
Saída para um dia de caminhada leve (aproximadamente 06km), com ida a Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, com 2875mt), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana (inclusive toda a trilha que foi feita para chegar à base). Depois, caminhada até as Piscinas Jacuzzis e ao Mirante La Ventana, onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan (Pai dos Ventos), com suas diversas quedas d’águas, inclusive o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuys. As imagens são de tirar o fôlego, é uma verdadeira janela com vista ao paraíso, momento apropriado para ficar quieto e deixar a brisa tocar a alma. Após esta experiência, passar pelo Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um Santuário. E depois ao Paso de Los Cristales, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking.
-
Dia 9 - Descida para o rio Tek
Chegou o dia da despedida da Casa de Makunaima, e voltar pra nossa casa na cidade. Depois de tudo, a nostalgia e a saudade precoce percorrerão sua mente e sua pele, e cada olhar, em cada passo será um sincero “Adeus”, ou “até a próxima”, ou simplesmente: “gratidão por tudo” o que se viveu nestes dias. Iniciar a descida até a base, onde faremos uma parada para descanso, um lanche de trilha e seguir mais 03 horas até o próximo acampamento, para pernoite com possibilidade do céu mais estrelado da viagem.
-
Dia 10 - Volta pra casa
Nesta manhã, iniciar última etapa do roteiro. 15km de caminhada até Comunidade de Paraitepuy, duração de 04 horas aproximadamente. Temperatura 25ºC aproximadamente. Em seguida, embarque nos veículos 4x4 para Santa Elena, ao chegar na fronteira realizar os procedimentos de aduana, troca de veículos e viajar para Boa Vista, com chegada prevista para o final do dia ou início da noite.
A trilha e o cenário do Monte Roraima podem ser iguais a todos os viajantes, o que diferencia é a equipe, o atendimento, os equipamentos, a logística e os suporte oferecido numa viagem tão marcante como essa.
- Solicite mais informações detalhadas com os preços, condições de pagamentos e tudo o mais que oferecemos, para que desfrute desta experiência conosco.