O objetivo é ser o MELHOR ou ser DIFERENTE?

A Competitividade abrange fatores que devem ser considerados quando se propõe a ser competitivo.
 Pode ser focada na qualidade do serviço ou do produto oferecido, ou no preço final aplicado ao público alvo, ou ainda levar em conta qual o Mercado que se pretende participar.

O Mercado oferece diversos nichos a serem explorados, e cada um deles tem um perfil de público. Ingênuo e imaturo aqueles empreendedores que se dispõem a concentrarem na mesma cesta de demandas.

Ser competitivo requer desenvolver essa visão, e não apenas focar em ser mais um concorrente no Mercado. Nem sempre ser COMPETITIVO quer dizer estar entre os melhores no volume de vendas. Engana-se o empreendedor que se gaba de um imenso volume de vendas por preços módicos, sem levar em conta os altos custos para fazer a roda girar. Um bom gestor em Administração de Empresas sabe que o que conta mesmo é o mark-up real depois que tudo termina. Bobagem simplória ter casa cheia e resultados reais pífios. Há muito empresário enganando a sim mesmo, justamente por não querer ou não saber enxergar que a matemática é exata.

Ser Competitivo e Eficiente não leva obrigatoriamente à conquista do pódio no Mercado, nem sempre é assim, mas seguramente reserva um lugar de reconhecimento e de saúde financeira na empresa, além de alimentar uma imagem positiva do negócio, e isso atrai a preferência do público que escolhe determinada instituição pela EXCELÊNCIA naquilo que oferece, e que paga bem por isso. E neste contexto, saber diferenciar-se da concorrência pode ser uma ótima ferramenta de competitividade, e à partir daí obter os resultados que o coloquem numa posição de valor.
 Sendo assim, ser competitivo com esta visão de ser DIFERENTE, trará naturalmente os resultados econômicos e de destaque que se almeja, sem a estrita necessidade de disputas por conta de uma simples e mera concorrência num mercado plural.

É possível ser diferente, ter excelência, ter destaque, mesmo com produtos que tenham similaridade. É apenas uma questão de visão e atitudes.

Ser Competitivo é ser DIFERENTE, mas com a excelência dos MELHORES.

Joaquim Magno Souza / Roraima Adventures.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »