RORAIMA ADVENTURES

1. MINHA HISTÓRIA…

No final do ano de 2006, com o objetivo de atingir o legendário Monte Caburaí – “Extremo Norte do Brasil”, através do Município de UIRAMUTAM – RR (onde se localiza o Monte Caburaí, através do Sr Magno de Souza – Roraima Adventures, acompanhei um grupo que iria escalar o MONTE RORAIMA, na Aldeia Indígena – Parai-Tepuy, na Venezuela, último ponto que se atinge em veículo 4×4 e o início do treeking de 82 Km (ida e volta até o Marco Tríplice no topo do Monte Roraima.

Neste ponto da Aldeia Paraitepuy é que avistei a distância de mais ou menos 41 Km, pela 1a. vez, momento, que despertou-me um sonho para a conquista do MONTE RORAIMA.

Passou-se dois anos e meio, sempre visualizando um sonho em atingir o Monte Roraima, até que um dia, manifestei tudo isto ao amigo MAGNO. E de pronto este AMIGO ofereceu-me a oportunidade.

Nem acreditei, pois o meu sonho para esta viagem, ficou próximo da realidade.

2.RELATO DA VIAGEM:
” O itinerário e seus pontos já estavam delineados no Roteiro ”

a) Paraitepuy até o Rio Tek (acampamento) – Tempo 5 horas – 15 Km;

b) Do Rio Tek a BASE, passando pelo Rio Kekunan (Refúgio) – tempo 5 hs – 8 Km, percurso menor, porém mais difícil com 70% de subida, onde acampamos;

c) Da BASE ao TOPO do Monte Roraima – 4,5km – 5 h de subida, chegando às 1700hs;

d) Após a conquista, seguimos ao local do acampamento, que denomina Hotel Guacharo (tratando-se de uma rocha íngreme, no espaço superior para a cozinha e logo abaixo as barracas em formação de coluna, pois era o que o local permitia) ;

e) No dia seguinte, cedo, escuro, chuvoso, frio e nuvens, caminhada ao Vale dos Cristais e Ponto Marco Tríplice, num percurso feito a mais de 12 horas, sobre pedras e sob chuvas, indo até ao paredão no lado brasileiro, de onde se a vista toda a Floresta do Parque Nacional do Monte Roraima, onde se localiza a Reserva Raposo Serra do Sol e assim retornamos ao acampamento já de noite;

f) No dia seguinte, de manhã logo após o café, iniciamos a caminhada de volta, passando pela Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima – 2.734 mt, chegando à BASE onde acampamos, lembrando que na descida , chovia muito e que tivemos que passar sob uma Queda D’água de mais de 100 mts de altura, momento muito emocionante, porém muito receoso, pois o volume d’água era grande.

g) No dia seguinte, deslocamos logo cedo, após o café, num treeking muito cansativo, passando pelos Rios Kekunan e TEK, diretamente para a Aldeia Paraitepuy, que após a inspeção nas mochilas pelo Inparque, embarcamos nas viaturas 4×4 e fomos almoçar na La Grand Sabana, na Comunidade Indígena São Francisco e daí seguimos para “RAPIDOS KAIMOIRAN, que fica na rodovia que vai até Caracas.

h) No penúltimo dia, fomos a cachoeira APONWAO, com mais de 100m de altura (2a. em altura na Venezuela) e entre outras, retornamos à pousada, onde jantamos e pernoitamos.;

i) No dia seguinte, cedo, iniciamos o retorno passando pela cachoeira JASPE e o MIRANTE DO JURASSIK PARQUE, almoçamos na Comunidade de São Francisco, e retornamos a Santa Elena de Uairén, sob uma forte chuva, em seguida trocamos de viatura, passando para uma VAN e retornamos a Boa Vista-RR.

3 – DEPOIMENTO SOBRE A EXPERIÊNCIA QUE VIVI:
Pelos muitos anos vividos da minha vida a mais de 83 anos, por este mundo, entre eles, carreira militar na Amazonas, no Pantanal (a mais de meio século), outras regiões deste Brasil, inclusive experiência vivida na FAIXA DE GAZA – Egito pela ONU, meu trabalho na área nuclear, prática desportiva, como artes marciais, montanhismo-treeking e outros, esta experiência no MONTE RORAIMA, foi algo inexplicável, diferente de tudo que jamais passei na minha vida, pois foi marcante e ficou cravado na ALMA, pois atingi ao meu LIMITE físico, mental e psicológico, pois somente o magnetismo do MONTE RORAIMA, impulsionou-me ao seu encontro.

MISSÃO CUMPRIDA – Graças a DEUS!
Sinto feliz e muito mais realizado, aliado ao respeito e companheirismo de todo o pessoal da expedição. Aqueles momentos juntos, foi marcante a convivência, que jamais esquecerei este ápice. Nesta aventura demonstramos que fez bem ao Corpo e ao Espírito. Aquela longa caminhada extenuante, nos fez encontrar o ser humano entre a harmonia com a natureza. Foi a maior conquista de minha existência. As minhas saudades ao pessoal do nosso grupo no período de nossa convivência, lado a lado. A DEUS também, ao nosso legendário MONTE RORAIMA, nosso companheiro místico e exótico – TERRA DE MACUNAIMA.

Capitão PEREIRA – Octagenário de 84 anos

 

 

 

Pergunte ou Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Nós

RORAIMA ADVENTURES TURISMO LTDA

CNPJ: 05.276.517/0001-21

Fale Conosco

+55 (95) 3624-9611 (Horário Normal de Funcionamento)

+55 (95) 99115-1514 (WhatsApp Horário Normal de Expediente)

+58 416 794 2093 (WhatsApp 24 horas – Home Office)

+55 (95) 99115-4171 (Plantão Apenas Para Emergências)

+55 (95) 99111-0177 (Plantão Apenas Para Emergências)

Receba Promoções em seu e-mail

Curta Nossa Página

© Copyright Roraima Adventures | Turismo de Aventura
TRANSLATE SITE »